ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
Radar da transparência
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 30 mar 2022 · Saúde

A saúde de Caiapônia vai entrar para a história

O que está acontecendo no município de Caiapônia é o renascimento da saúde. Fazendo jus ao a frase “Uma saúde de qualidade e humanizada”, a Prefeitura de Caiapônia e a Secretaria Municipal de Saúde estão revolucionando a saúde no município.

Em março, a administração municipal lançou um projeto que com certeza irá revolucionar ainda mais a saúde do município e entrará para a história, trata-se do programa “Caiapônia, viver com mais saúde”. Esse audacioso projeto idealizado pela gestão municipal tem como objetivo ofertar cirurgias bariátricas para pessoas que necessitam do procedimento e não tem condições. A cirurgia não é para a estética do paciente, e sim para a saúde e bem estar.

De acordo com os dados fornecidos pela gestão, atualmente 28 pessoas estão inscritas neste programa, inclusive duas já passaram pelos procedimentos cirúrgicos, que foram um sucesso. Ainda segundo a administração, todos os custos da cirurgia são custeados pelo município. Além da cirurgia, o município de Caiapônia também está oferecendo neste projeto o acompanhamento pré e pós-cirúrgico, como por exemplo o acompanhamento com nutricionista e educador físico.

O programa “Caiapônia, viver com mais saúde” vai entrar para a história do município. É uma inovação no município que com certeza beneficiará muitas pessoas que precisam dessa cirurgia para recuperar a autoestima e também ter uma qualidade de vida melhor.

Os investimentos na saúde em Caiapônia e os projetos voltados para a população não param. Caiapônia atualmente conta com o Hospital Municipal Adão Nazir Martins Silva, obra construída com recursos municipais entre 2013 a 2016. Esse hospital conta com uma grande estrutura para atender os caiaponienses, e a administração municipal vem investindo pesado para melhorar a unidade de saúde, com a aquisição de equipamentos e o reforço nos suprimentos.

No ano passado muitos investimentos na saúde já foram feitos, como a aquisição de equipamentos para o hospital e laboratório e a compra de uma UTI móvel totalmente equipada, e em 2022 e nos próximos anos mais melhorias e investimentos serão feitos na saúde.

Atualmente a saúde conta com o atendimento com médicos especialistas nas áreas de dermatologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, psiquiatria e anestesista para cirurgias. O atendimento com esses profissionais é ofertado para o povo caiaponiense. De acordo com os dados, mais de 4 mil atendimentos já foram realizados com esses profissionais em Caiapônia em 2021 e no início de 2022.

Além desse audacioso programa para a realização de cirurgias bariátricas, o município de Caiapônia também está realizando as cirurgias eletivas. Esses procedimentos são realizados no próprio município, sendo assim, o paciente não precisa sair para outras localidades para passar pela cirurgia. A gestão municipal informou que em 2021 foram 159 procedimentos realizados em Caiapônia, e em 2022 já foram 56 cirurgias realizadas.

Outro importante projeto voltado para a saúde que merece destaque são as cirurgias de catarata. Através da parceria entre a Prefeitura de Caiapônia e a Secretaria Municipal de Saúde com a deputada federal Flávia Morais, o doutor George Morais e o CEROF – Centro de Referência em Oftalmologia da UFG, cirurgias de cataratas serão realizadas em Caiapônia. Esse projeto teve início no ano passado com a triagem dos pacientes, e no último dia 26 os selecionados na triagem passaram por exames detalhados para serem encaminhados ou não para as cirurgias que estão agendadas para o final de abril.

Assim como o programa “Caiapônia, viver com mais saúde”, as cirurgias de cataratas para a população caiaponiense vão entrar para a história do município. Nunca na história do município de Caiapônia aconteceram tantos investimentos na saúde como na atual gestão.